Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Rolar para cima

Topo

Tracks: filme bom, livro ótimo e história fantástica

Tracks: filme bom, livro ótimo e história fantástica

|   26, out 2015

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmailWhatsApp

Não é todo dia que vemos uma mulher atravessar um deserto inteiro acompanhada de sua cachorrinha, 4 camelos e ocasionalmente por um fotógrafo da National Geographic. Também não é sempre que nos deparamos com histórias tão bem contadas. É incrível ir costurando por dentro os pontos de identificação que vão surgindo a cada desafio, momento de glória ou puro tédio. Confesso que em muitos momentos me perguntei se poderia mesmo ser real ou apenas uma imaginação muito boa a serviço da comunicação. A boa notícia: é real.
Tracks filme e livro sobre viagem 03

Foto: divulgação

O relato nos faz viajar e nos sentir fazendo parte de tudo. E foi assim que me senti lendo Tracks, o livro que narra a jornada de Robyn Davidson. Ela atravessou o deserto australiano em plenos anos 70. Medo, coragem, fuga, ativismo, contato humano, empatia e clareza existencial. Tudo contado de forma elegante e coloquial, assim misturado mesmo. Gostei muito desse livro e por isso venho indica-lo a você que está lendo isso agora. Tudo começou com um filme. Baixamos no meio de tantos pra assistir no fim de semana e foi uma dessas surpresas que nos preenchem, emocionam e fazem refletir.
Tracks filme e livro sobre viagem 02

Foto: divulgação

Assim que o filme acabou pensei: preciso ler o livro. E nisso fui muito precisa. O livro, como geralmente acontece, é muito melhor. Aconselho que você leia e depois assista, ou tanto faz, você escolhe. As duas linguagens são boas e o filme tem a ótima e melancólica Mia Wasikowska.
Tracks filme e livro sobre viagem 01

Foto: divulgação

É possível sentir a secura da boca, o revirar das entranhas e escutar o barulho da mente descritos brilhantemente no decorrer das páginas. Assim como também dá pra vibrar com a alegria de um estado de conexão, o vazio de uma perda e a alegria da chegada de um amigo. Tem de tudo um pouco. Com tom ora sisudo ora fluido, a autora transmite sua carga emocional e racional passo a passo. Mas não pense que se trata apenas de causos pessoais, o livro também aborda, embora de maneira rápida, a situação dos aborígenes, as políticas sociais voltadas a eles e a maneira crua e mística com que estes se relacionam com aquele lugar. Sensível e sagrada, sem dúvida essa jornada merece ser compartilhada. Se você gosta de apreciar histórias de busca e descoberta, você vai gostar de Tracks. Boa viagem.

Trailler do filme

Veja também:
25 filmes para te inspirar a viajar


  • Quer receber mais dicas de viagem?

    Então curta nossa página no Facebook
    Siga @DaPortaPraFora no Twitter
    Veja nossas fotos no Instagram

  • Enviar comentário