Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Rolar para cima

Topo

Matula no Rancho do Waldomiro

A matula e o rancho do Waldomiro

|   20, nov 2014

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmailWhatsApp

Matula, a feijoada do Cerrado

Matula no Rancho do Waldomiro: uma experiência deliciosa, divertida e inesquecível.O proprietário do rancho, seu Waldomiro é uma pessoa sinônimo de fartura, generosidade e causos pra mais hora. A matula servida em seu rústico estabelecimento na beira da GO-239 não poderia ser diferente, é um verdadeiro banquete. A matula é um prato típico da Chapada dos Veadeiros, era a marmita dos tropeiros. Trata-se de uma comida bem pesada, mas muito saborosa pra quem gosta de carne. Feita com feijão branco em forma de tutu temperado com açafrão e mais 4 tipos de carne. É servida na folha de bananeira, mais os acompanhamentos: paçoca de carne seca (farofa), mandioca frita, abóbora cozida, arroz e tomate. Detalhe: tudo produzido ali mesmo em sua terras, de forma orgânica. Os naturebas piram!

Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-04

Nascido e criado ali mesmo na Chapada, seu Waldomiro é um senhor já de idade, mas muito firme e amante de banho gelado ao acordar. “Garante minha saúde”, disse ele durante a prosa. Muito simpático, ele é conhecido por manter viva a tradição desse prato típico da região, a matula, também chamada de feijoada do Cerrado. Além da matula e da boa conversa, há outras coisa que valem a pena provar no Rancho do Seu Waldomiro: os doces e os licores caseiros. Particularmente eu gostei muito mais dessa parte.

Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-03

Provei o doce de mamão com gengibre e baru (uma castanha típica do Cerrado) e mais uns 4 tipos de licor, muito gostosos. Os sabores são de frutas típicas: buriti, ananás, jatobá, pequi, sucupira, jenipapo tamarindo, cupuaçu e por aí vai.

Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-06

Todos feitos pelo próprio Waldomiro, que aos 73 anos de idade também prepara e supervisiona a matula e os doces servidos em seu estabelecimento.
Uma dica preciosa: vá com tempo pra degustar tudo e vá com calma nos licores!

Matula vegetariana

Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-05

Se você ficou com vontade de conhecer o rancho do seu Waldomiro mas não come carne, não se preocupe. No cardápio tem uma opção de matula sem carne, feita a base de vegetais e também muito saborosa. Ele pensou em tudo, inclusive na galera vegetariana que visita a região. Pensou, inclusive, na leseira que dá depois d esbaldar à mesa: colocou umas redes pra galera se esticar e fazer a digestão.

Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-07

Como chegar ou caminho das delícias

Na GO-239, entre a Vila de São Jorge (10km) e Alto Paraíso (19km). O rancho fica aos pés do Morro da Baleia. Você saber quando estiver passando por lá.
Matula-Rancho-Waldomiro-Chapada-02

E você, já provou a matula no Rancho do Waldomiro? Conta pra gente o que achou.

Veja também:
Alto Paraíso, a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros
O que fazer em São Jorge, Chapada dos Veadeiros


  • Quer receber mais dicas de viagem?

    Então curta nossa página no Facebook
    Siga @DaPortaPraFora no Twitter
    Veja nossas fotos no Instagram

  • Enviar comentário