Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Rolar para cima

Topo

6 tipos de viagem pra escolher de acordo com seu perfil de viajante

6 tipos de viagem pra escolher de acordo com seu perfil de viajante

|   13, mai 2014

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmailWhatsApp

Por mais que o mundo seja redondo e seja bom nos manter abertos a novas experiências, nem sempre é bom forçar a barra.Cada pessoa tem seu processo, cada um prefere viajar do seu jeito. Se você não gosta de praticar esportes de aventura, não adianta ficar vários dias em Baños, ou subir em vulcão no Equador, por exemplo. Cabe a você escolher outro destino dentro do que realmente te agrada. A gente dá uma ajudinha pra você escolher seu próximo destino. Listamos 6 tipos de viagem pra você escolher de acordo com seu perfil de viajante.

Aviso importante:
Se identificar com um perfil NÃO significa que você não pode ter mais de um, ou mesmo mudar de ideia. Além disso, os estilos muitas vezes se misturam em qualquer tipo de viagem. Dividimos em categorias pra facilitar a didática!

1. Perfil aventureiro

Baños2_08
Quem tem esse perfil vai escolher lugares que proporcionem alguma atividade física ao ar livre. Nem precisa ser um esporte super radical pra ser de aventura. Um final de semana acampando, uma viagem de bicicleta, um trekking ou snorkelling não exigem tanta coragem e preparo como saltar de paraquedas ou subir o Everest, e garantem uma boa dose de alegria e adrenalina.
Pra exercitar seu espírito aventureiro, indicamos destinos como: Patagônia, Equador, Peru, Nova Zelândia, Bonito, Minas Gerais e mais um monte de lugares no Brasil, que tem paisagem bonita de sobra pra ser explorada nesse sentido! Basta pesquisar sua atividade preferida e arrumar a mochila. Vale lembrar que é preciso ter um certo preparo físico. Não precisa ser atleta, mas certamente se você for um preguiçoso-sedentário assumido, será bem mais difícil aguentar dias intensos. Verificar o seguro viagem ideal pra esse tipo de viagem também é essencial antes de se aventurar pelo mundo.

2. Perfil histórico-cultural

Hue21
Quem se encaixa nesse perfil vai ter lugar de sobra pra visitar, pois o mundo inteiro pode ser um grande museu. Só o fato de você se dispor a conhecer outra cidade, outro país ou uma cultura diferente da sua já pode render um grande aprendizado.
Eu já disse isso aqui e repito por realmente acreditar: é fantástico descobrir in loco como se formaram os países. Quem brigou com quem, que se aliou, quem se reunificou. A sensação de visitar um museu, uma rua ou uma cidade e ver com os próprios olhos as marcas da história é uma delícia. E as vezes bem mais legal que ficar apenas lendo horas e horas sobre certos assuntos. E arte não se vê só em museu não. A street art ou arte urbana tá aí e não me deixa mentir. Tem até roteiros específicos pra ver o melhor da arte de rua pelo mundo. Existem verdadeiras obras-primas expostas de graça pelos muros da vida.

3. Perfil peregrino

CaminhoDeSantiago
*imagem via
Quem quer exercitar sua fé e/ou está buscando uma superação interna, seja ela qual for, provavelmente vai gostar de roteiros de peregrinação. Cada um vai atrás da sua motivação, que não necessariamente é espiritual ou religiosa. Esses destinos também são procurados por pessoas que simplesmente querem conhecer monumentos importantes para a história da humanidade e apreciar belas paisagens, como no Caminho de Santiago, por exemplo. Outros destinos famosos que atraem multidões são: Fátima em Portugal, o Roteiro Terra Santa em Israel, Varanasi na Índia {aliás quase toda a índia} e os templos budistas do Sudeste Asiático e por que não o Templo Zulai, em Cotia-SP? Ainda no Brasil temos como exemplo o Caminho da Fé, a Festa do Círio de Nazaré em Belém do Pará, entre outros.

4. Perfil gastronômico

LuangPrabang08
Atenção gordinhos como eu amantes dos prazeres à mesa: comer bem é um ótimo pretexto pra você viajar. Quem nunca ficou com vontade da fazer igual a moça do filme Comer,Rezar,Amar que atire a 1a almôndega.
Seja pra experimentar sabores exóticos ou se deliciar com seus pratos prediletos, o importante é passar bem no quesito comida. E aqui vale de tudo, desde comidas de rua a restaurantes tradicionais com o melhor de cada país. As cozinhas mais gostosas segundo os comilões-viajantes (ou viajantes comilões?) são a Italiana, a Mediterrânea em geral, a Tailandesa, a Japonesa, e Peruana e claro a nossa incomparável Cozinha Mineira. Engordei só de escrever agora! Tem até agências de turismo especializadas em roteiros gastronômicos, coisa fina minha gente. Mas não precisa ser chique pra comer bem, siga seu faro e seu instinto, pois eles são amigos do seu estômago. E se eles brigarem lembre-se: valeu a experiência. E se você ainda precisa de uma justificativa pra enfiar o pé na jaca, toma: a comida contém a cultura de um povo em forma de sabor. Encha o prato.

5. Perfil consumista

DicasPlanejar04
Pra quem quer e pra quem pode, viajar pra fazer compras pode ser sinônimo de economia, pois aqui no Brasil, sabe-se que os impostos são altíssimos e ultimamente as pessoas perderam de vez a noção e elevaram os preços à estratosfera. Equipamentos eletrônicos, roupas e cosméticos são os itens mais procurados pelos brasileiros lá fora. Os destinos campeões para os gastadores viajantes são Miami, Orlando, e Nova York nos EUA. Aqui na América do Sul, Buenos Aires na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai fazem a alegria dos sacoleiros.

6. Perfil baladeiro

Orange_Experience
Mexer as cadeiras, balançar o esqueleto e cair na gandaia. Imagine só conhecer um lugar diferente e ainda aproveitar pra curtir a noite com toda a energia da dança no corpo? Ibiza na Espanha, Las Vegas nos EUA, Bali na Indonésia e algumas cidades do Leste Europeu são exemplos dos ‘points’ mais badalados pra se jogar.

Escolha seu perfil preferido, seu próximo destino e boa viagem!

Veja também:
6 coisas pra fazer antes da próxima viagem

Checklist de viagem: coisas que não podem faltar na mala de qualquer viajante


  • Quer receber mais dicas de viagem?

    Então curta nossa página no Facebook
    Siga @DaPortaPraFora no Twitter
    Veja nossas fotos no Instagram

  • Comentário

    1. Curti o post!! Sou 1, 2, 3 e 4 com certeza, 5 poucas vezes e nunca 6 :)

      • Obrigada Douglas! Também curti muito escrevê-lo e também me encaixo exatamente assim nas categorias rs!

    2. Rafaella

      Uaaal, adooorei o post! Como sou extremamente aventureira nunca viajo sem meu seguro viagem..posso até indica-lo https://www.touristcard.com.br. Já me “arrebentei” em uma pista de esqui e se não fosse eles eu teria um prejuízo sem fim. Além de serem práticos e nada burocrático na hora do sufoco. enfim… Parabéns pelo texto, até me empolguei :)

      • Obrigada Rafaella, é muito boa a sensação de ter pessoas curtindo e comentando o que escrevo, me empolga a escrever mais! Tomara que os aventureiros de plantão também tomem o cuidado de levar o seguro de viagem a sério. Confesso que já ignorei isso um dia rs, e justo na viagem que mais precisava. Hoje em dia não faço mais isso!

    3. Muito bom seu artigo!

      Sou do tipo 2, 3, 4 e 5!rs :)

      • Obrigada Shirley! As vezes fico em dúvida de qual gosto mais, mas percebi que o mais legal é quando conseguimos juntar tudo na mesma viagem!

    4. 6 !

    5. TOP!

      Sou 1 e 2 com certeza. 😉

      Abraço!

    Enviar comentário