Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Rolar para cima

Topo

Lugares abandonados no Brasil

Lugares abandonados no Brasil

|   21, ago 2013

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmailWhatsApp

Nós sabemos que há posts e mais posts sobre os lugares abandonados mais incríveis do mundo e alguns no Brasil. Mas pouca gente sabe que existem pessoas que se dedicam a ir atrás de lugares abandonados.
Essa atividade, chamada de Urban Explorer, vista como um passatempo excêntrico para alguns, virou especialidade para outros, são os chamados “caçadores de lugares esquecidos”. O Urbex – Urban Explorer, ou Exploração Urbana, tem comunidades pelo mundo, com cada vez mais pessoas buscando o prazer de acessar e fotografar lugares não acessíveis às pessoas em geral. Dentre os locais preferidos estão zonas industriais, estações ferroviárias e edifícios abandonados. No Brasil há um grupo que faz expedições a locais abandonados buscando os melhores ângulos pra fotografá-los, além de promover oficinas e debates sobre o tema, é o Urbex Brasil. Com exceção de Paranapiacaba, o Da Porta Pra Fora não foi (ainda!) a esses lugares, mas fica a dica pra quem quiser visitá-los, e claro, mandem suas fotos pra gente publicar aqui.

Vila Maria Zélia

Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho em São Paulo, foi a primeira vila industrial do Brasil.

Fordlândia

A famosa Fordlândia, idealizado por Heny Ford em 1927, é uma verdadeira cidade fantasma em plena floresta amazônica. Fica no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós, no Pará.

Casarão dos Othon

O casarão dos Othon faz parte do patrimônio abandonado da família Othon, (a dos hóteis!) que existe em Recife.

Hotel das Paineiras

Originalmente inaugurado em 1884, com 21 quartos, e posteriormente reformado várias vezes até ser demolido e reconstruído nos anos 1970. O Hotel das Paineiras por fim fechou de vez as portas em 1984 e permanece aguardando por novos usos.

Torre do Graf Zeppelin

Torre do Graf Zeppelin é a única torre de Zeppelin ainda de pé em todo o mundo. A torre do Zeppelin é uma atração turística que quase ninguém conhece, e fica em Recife.

Cemitério de trens de Paranapiacaba

O cemitério de trens de Paranapiacaba, que já foi a ferrovia mais importante do Brasil, hoje é corroída pelo descaso brasileiro com seu patrimônio histórico.

Ararapira

Ararapira é um vilarejo abandonado que fica no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná.

E você? Também gosta e tem curiosidade de explorar lugares esquecidos? Se conhece algum que não está nessa nossa lista, escreve pra gente aqui nos comentários!

Fotos via Lugares Esquecidos e Urbex Brasil.


  • Quer receber mais dicas de viagem?

    Então curta nossa página no Facebook
    Siga @DaPortaPraFora no Twitter
    Veja nossas fotos no Instagram

  • Comentário

    1. Aida Vilarinho

      Amei! Eu adoraria poder ser uma “urban explorer”. Pena que não tenho tempo e nem dinheiro para isso! rs

      Mas acho fascinante pode perambular por esses lugares e imaginar como eles eram outrora, quando eram cheios de vida!

      • Pois é Aida, por enquanto podemos nos contentar em ver as fotos!

      • Aurélio

        Penso exatamente assim e algumas pessoas dizem que sou louco. Mas poder ir a um lugar desses e imaginar que em outros tempos pessoas estiveram ali, levando uma vida normal, pra mim é demais.

      • Leticia Rosa da Silva

        Nossa, que sonho seria poder caminhar por estes lugares fotografando tudo. Meu Deus se eu tivesse tempo e meu dinheiro desse

    2. Taís Balduino

      Não poderíamos esquecer do Hotel Rádio em Araxá/MG já foi glamoroso e hospedou figuras ilustres como Getúlio Vargas e Santos Dumont. Sua decadência começou quando, segundo dizem os moradores locais, se suicidou uma mulher num dos apartamentos do Hotel. Os hóspedes e funcionários começaram a relatar sons estranhos e visões de vultos pelos corredores do hotel. Ele foi abandonado e suas ruínas são visitadas por todo tipo de público. O local se transformou num parque e tem arvorismo e trilhas. À noite, grupos de adolescentes e namorados visitam o local em busca de emoção, tentando ver ou ouvir alguma coisa. O local fica próximo do Complexo do Barreiro, famoso por abrigar as fontes termais usadas por Dona Beija. Se você tiver oportunidade, visite Araxá. Não só pelas ruínas, mas pela beleza do local.

      • Muito legal Tais, se você tiver fotos do local envia aqui pra gente postar! Valeu pela dica.

    3. Alex J.

      Muito legal! Na maioria das cidades há lugares históricos que podem ser visitados, lugares abandonados que podem ser explorados. Nosso país é tão imenso que com certeza há lugares espetaculares ainda desconhecidos.

    4. Orlei

      Mto bom.Ararapira , este lugar eu conheço.

    5. Conheço Ararapira e é linda!!!!! O Cemitério da vila ‘fantasma’ de Ararapira é macabro e a igreja (que aparece na foto) é linda!

    6. Tenho várias fotos de Fordlândia, pode usar a vontade, tenho também fotos das Ruínas de Paricatuba e a “concorrente”de Fordlândia, a cidade de Belterra, as duas no estado do Pará e foram construídas por Henry Ford.
      Fordândia era como se fosse o distrito industrial, já Belterra era onde se produzia o látex e na praia de Pindobal em Belterra, tinha o porto de envios dos produtos.

    7. Mozart J Fialho

      Olá, Adriana. Fiquei fã de seu blog, muito bacana, mesmo. Aliás, esse post sobre locais abandonados me deu uma ideia, que é fazer como a galera do Urbex faz. Aqui em Goiânia, e nas cidades circunvizinhas, temos alguns locais também abandonados (nem sempre historicamente interessantes, mas, visualmente, sim), por isso, acabei postando no Face um convite para reunir fotógrafos interessados no tema pra começarmos um grupo de “urbex”. Obrigado e tudo de bom. Assinei o feed e aguardo novidades do blog. Namastê.

      • Olá Mozart, que nome imponente o seu hein! Muito obrigada por comentar, isso me ajuda a continuar escrevendo sem a impressão de estar falando sozinha. Muito legal o Urbex mesmo, com certeza este seria um hobby se eu tivesse mais tempo. Conta pra gente sobre o seu grupo de fotografia depois. Vou querer ver as fotos. Namastê!

    8. André Gehringer

      Muito bacana!

      Sou apaixonado por Urbex e já visitei boa parte dos lugares da lista, sendo Ararapira o que mais me encantou e valeu 3 visitas!

      Um que poderia estar na lista, é a Fábrica de Cimento Portland Perus, em SP, abandonada há quase 30 anos… Estive lá e encontrei folhetos de carros da década de 40, e um laboratório químico abandonado. Rendeu fotos bem legais.

      Há também as velhas Caieiras, ao lado da rodovia dos Bandeirantes, sebtido interior, próximo ao pedagio de Caieiras, que também são surpreendentes!

    9. Otavio Gattermeyer

      Em Ubatuba (litoral Norte de São Paulo) tem as ruínas da lagoinha que pertenciam a família do Capitão Romualdo, História interessante que pode ser vista neste site:
      http://www.maranduba.com.br/ruinasdalagoinha.htm. O site contém fotos e toda a história do lugar

    10. sonia

      Boa noite! parabens! conheci o trabalho de vcs e fiquei muito interessada nas expedições fotograficas a locais abandonados, além das oficinas e debates sobre o tema Urban Explorer. Vcs ainda desenvolvem estas atividades?

    Enviar comentário